segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Afinal Krishna não tem um rickshaw



Afinal Krishna não tem um rickshaw. Veio acompanhado por um outro condutor com veículo. Mas, dois guias é um pouco excessivo para quem vai apenas deambular pelas aldeias e campos de cana de açúcar, arroz e banana. Fiquei-me pelo rickshaw. Mas ficou também combinado para amanhã uma visita guiada à cidade imperial... de moto. Não tem rickshaw, mas tem moto.

Para quem não sabe, Krishna é, na mitologia hindu, a oitava reincarnação de um dos deuses da sua trindade sagrada - Vixnu ("The Preserver")- e veio ao mundo para salvar a humanidade. E, "it is believed that Krishna was born without a sexual union, by "mental transmission" from the mind of Vasudeva into the womb of Devaki" (Wikipedia). Foi ele o condutor do carro de guerra do príncipe Arjuna nas batalhas descritas ao longo do monumental poema épico Mahabharatha (que eu vi mil vezes na versão de 6 horas do filme realizado pelo Peter Brook - tenho o DVD, claro).

Aí está a graça da situação.

Mas hoje, com outro condutor que não Krishna, o percurso foi fabuloso. Porque ao contrário do que eu estava à espera, os aldeões não fugiam, nem se escondiam. Pelo contrário. Abriam um enorme sorriso e aproximavam-se. Em pouco tempo tinha as crianças de cada aldeia por onde passei à minha volta, a arrastarem os adultos e a pedirem para serem fotografados. E o que queriam em troca? Apenas ver a sua imagem na janela da máquina. E rebentavam a rir.

Prometi-lhes imprimir as fotos e faze-las chegar à aldeia. Mas para cumprir a promessa vou ter de ir esta tarde a Hospet porque aqui não há onde fazer esse serviço.

Continuando. De caminho, fui visitar uma "fábrica" muito, muito artesanal de açúcar. Os adultos tiveram a mesma reacção bem disposta com as fotografias. Ah, e os trabalhadores dos arrozais, também. O condutor do rickhaw, que deve conhecer bem o pessoal aqui à volta, ria. E trazia mais um ou dois para serem fotografados.

Este povo daqui possui uma ingenuidade, candura e coração aberto que ainda não tinha encontrado. Vou ter de ir mesmo a Hospet.

1 comentário: