sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Um sentimento de ordem, de "deja vu", de familiaridade - diverso do que se tem no resto da Índia



Na varanda do hotel em Hampi

Panjin, em Goa. O hotel não é dos mais simpáticos. O casal que supostamente recebia os hospedes como se fossem família - deve estar farto da família. Estou a pensar mudar para outro ali mesmo ao lado. Perco algum dinheiro, mas se chover e tiver de ficar no hotel, mais vale que seja simpático - o novo chama-se Afonso Guest House!!

Hampi ficou para trás... As noites na varanda ou no terraço faziam me lembrar Monte-Gordo da minha infância - noites calmas, mornas, com uma brisa; a vós das crianças a brincar na rua e dos adultos a conversar à porta; as luzes espalhadas pela aldeia... E de manhã, o som do galo fazia-me retornar as manhãs de Setembro no monte da Preguicinha onde a minha mãe nasceu e eu passava quinze dias de férias...

Ficou para trás.

O comboio atravessou uma cordilheira montanhosa. Atravessou pontes e quedas de água vertiginosas. Eu estava longe da janela, infelizmente. Montanhas, palmeiras vistas de cima, atravessadas pelo topo; neblina; chuva à chegada a Margão.

Um sentimento de ordem, de "deja vu", de familiaridade - diverso do que se tem no resto da Índia. É a cultura portuguesa e europeia em geral que deixou uma marca bem funda.

Estou num net café a tentar fazer o upload das fotografias atrasadas. Enviou apenas as de Somnanthpur e não consigo fazer mais uploads. Sei que tenho 8G disponíveis mas não há maneira de conseguir que elas subam. Se alguém souber esclarecer o que pode ser... Este café tem banda larga e montes de gente a trabalhar.

1 comentário:

  1. Leonor
    Estou de férias! Hoje andei a fazer de turista. Fui ao Oceanário e ao CCB.
    Foi bem agradável. E vou continuar por aqui até domingo, dia em que vou para Lanzarote.
    Como estou sem computador estou aqui no da Natália. Bjinhos e um resto de boa viagem se não voltarmos a falar até lá Isabel Neves

    ResponderEliminar